Diante das infinitas possibilidades que o anúncio pago nos traz, em termos de alcance e resultado, porque devemos investir em conteúdo? Ou, diante do grande resultado que bons conteúdos trazem, no sentido de alcançar e conectar novas pessoas, porque investir em anúncios pagos? São dúvidas frequentes e existem alguns pontos a serem analisados para que essas perguntas sejam respondidas. Afinal, qual melhor investimento para seu negócio, anúncios ou conteúdo? Confira neste artigo!
O que é Marketing de Conteúdo – ou Content Marketing?
Para começar, vamos entender o que é, baseado nas definições da Revista Forbes e do considerado “pai deste conceito”, fundador do Content Marketing Institute (CMI), Joe Pulizzi. Segundo ele “é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores”. Já para a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo, revista Forbes, “a palavra-chave [da definição do CMI] é ‘valioso’. Basta observar se as pessoas buscam por ele e o consomem em vez de evitá-lo.” Nós da Agência Odara Digital sempre enfatizamos essa palavra: valioso, ou até mesmo, útil. O que é valioso para o seu seguidor? O que você entrega é realmente útil para ele?
Planejamento estratégico é fundamental para manter o conteúdo interessante e atrativo.
O objetivo do marketing de conteúdo é criar relacionamento com seu público, entregando um bom conteúdo é possível gerar valor e maior engajamento. Para que seu conteúdo tenha essas qualidades e gere o resultado esperado é preciso que ele se conecte com quem está lendo. Não adianta ter um feed catálogo, por exemplo, que mostra todos os seus produtos, ou um recheado de conhecimento técnico. Pessoas reais só conversam com quem tem conteúdo e que seja amplo. Não é verdade? As pessoas cansam de quem diz sempre a mesma coisa. Da mesma forma, na sua “conversa” com seus seguidores nas redes sociais, é preciso diversificar e ter boa informação. Saber mostrar seu produto e criar um conteúdo interativo e técnico ao mesmo tempo são pré-requisitos para construir relacionamento com quem te acompanha.
Por isso, na Agência Odara Digital, criamos o que chamamos de ROTEIRO MATADOR DE CONTEÚDO, nele dividimos os temas das postagens semanais em categorias e programamos cada um com objetivos e estratégias diferentes, a exemplo, alguns deles:
– Post Blog: ainda é a melhor forma de mostrar conhecimento de causa e levar seu seguidor para o site. Mas é preciso saber entretê-lo com texto maior e usar chamadas para ação.
– Institucional: São oportunidades de relembrar um canal de atendimento, dar avisos ou mostrar conquistas da empresa. Algumas empresas B2B acham que só devem mostrar esse tipo de conteúdo, por isso se tornam “chatas”, mas na dosagem e posicionamento certos, esse tipo de conteúdo é altamente interessante.
– Viral: Ele é o rei do engajamento e esse é o objetivo dele. Atrair compartilhamento, comentários e curtidas, para isso, valem memes, enquetes, humor, motivação, sorteios, datas comemorativas e o que mais for de fácil movimentação, compartilhável e fluido. Alguns podem “forçar” o seguidor a comentar, como: “curta se prefere verde e comente sim, se prefere amarelo”.
– Post Info (vídeo ou carrossel): aquela dica valiosa que todo mundo gosta, uma informação mais detalhada, porém direto ao ponto, sem a extensão de um post blog. Além de atrair também causa compartilhamento, que leva sua página para outros perfis, nunca esquecer da logo no canto da imagem. Pode ser feito na forma de carrossel ou vídeo também.
– Vídeo nugget: O boom das fórmulas de lançamento, fizeram diversas empresas acreditarem que bastava isso para atrair o seguidor. O que aconteceu é que ninguém aguenta mais ver esse tipo de conteúdo. Mas ele ainda pode ser importante quando se quer criar uma campanha e uma aproximação do CEO da empesa com os seguidores. Esse tipo de conteúdo só funciona dentro de uma estratégia, com as chamadas e legendas certas.
– Produto: esse é o queridinho de muitas empresas, parece anúncio, mas não é. Seria uma forma igualmente direta de mostrar o que você está vendendo, No caso de Medicina, por exemplo, pode falar de um tratamento específico e como funciona na clínica. Não é informação sobre a doença e qualidade de vida, é direto a solução. O problema é que a maioria das empresas, na ânsia de vender, costumam achar que só se deve postar esse tipo.
Entenda de uma vez por todas!
Postar apenas produto é o erro mais comum por quem não sabe fazer marketing. Além de ficar maçante, deixando de ser interessante, você não gera interação por valor, apenas por preço e oportunidade. Explicando melhor, as pessoas não estão nas redes sociais só para comprar e ser bombardeadas por ofertas. Até porque, na hora de tomar a decisão de compra, o que vai fazer com que elas lembrem da sua marca? É aí que vem aquele roteiro matador.
Esse conteúdo que você pode até achar uma perda de tempo é o que vai fazer as pessoas se conectarem com a sua marca a ponto de lembrar dela na hora de comprar. Vender produto, sem vender a marca, não faz uma empresa crescer, criar autoridade e se tornar referência. Muitas “quebram” depois de vender alguns produtos. Afinal, o que você quer construir? Uma marca que vende e é procurada e estruturada ou uma empresa que vez ou outra vende, mas não construiu nada na cabeça do cliente. Pense!
Anúncios e seus benefícios
Imagine poder escolher e segmentar para quem, onde e quando seu produto deve aparecer? Os anúncios são uma ferramenta poderosa para o marketing digital. Capaz de gerar leads, cliques, aumentar o engajamento e potencializar qualquer negócio. Você investe um determinado valor e consegue mensurar os resultados que terá.
Um bom anúncio é capaz de gerar impacto e atrair sua persona por diferentes meios. A quantidade de pessoas alcançadas vai de acordo com o seu investimento. Se você tiver dúvidas sobre qual valor investir, pense em quanto dinheiro você gastaria imprimindo flyers e entregando na tentativa de atingir o seu público? Com anúncio você tem maior chance de atingir sua persona e segmentar, mensurando resultados, sendo um investimento com mais impacto e com menos resíduos.
Conclusão: devo investir em conteúdo ou anúncios?
A resposta é: os dois. Mas o anúncio jamais funciona sem o conteúdo orgânico e essa boa base institucional explicada acima, já o conteúdo sozinho funciona, porém não no ritmo que talvez você deseja. Mas é importante se atentar a essa premissa: acertar sempre primeiro a direção para depois pegar velocidade. Até porque, custa dez vezes mais caro avançar na direção errada, para depois retornar ao começo.
Portanto, saber equilibrar os dois, conteúdo e anúncios, é a fórmula do sucesso. Os dois se conectam muito bem e fica mais assertivo trabalhar em conjunto quando há experiência. Não adianta investir em anúncio se seu conteúdo não é atraente e estratégico. O anúncio até poderia atrair o público certo, mas se o conteúdo orgânico não cria relacionamento, está gastando muito mais ou pode até mesmo, repelir o público ao entrar nas suas redes e site e não ver que se trata de uma empresa estabelecida, que sabe o que diz. São estratégias distintas, mas que devem ser conjugadas dentro de um planejamento realizado com inteligência de marketing e experiência.
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