No ramo da medicina, existe, hoje em dia, uma infinidade de profissionais, de diferentes áreas, com diferentes técnicas. As opções são a perder de vista, e, com toda essa gama de médicos ao dispor da população, como podemos fazer para tornar os pacientes fiéis escudeiros do nosso trabalho? Como fazer com que ele se interesse por voltar ao consultório? Vejamos neste artigo!

Estamos vivendo a era digital, onde os dados circulam livremente pela rede, levando informações a toda a população que tem acesso à internet. Com a evolução dessa tecnologia, a divulgação de serviços ficou ainda mais fácil. Antigamente, um bom médico poderia realizar um trabalho excelente, mas a propagação disso aconteceria de forma lenta. Hoje, com a internet, com as redes sociais, esse trabalho pode ser mensurado pela apresentação de um conteúdo relevante para quem procura algum tratamento de saúde, por exemplo, e isso ajudará de forma direta na fidelização de clientes em sua clínica.

Bom, então já sabemos que a internet ajudará na captação de novos clientes, de novos pacientes, mas como fazer para fidelizar esses clientes? Como fazer com que ele queira voltar ao consultório? O primeiro passo para o marketing de um médico e para a fidelização dos seus pacientes é o relacionamento. Estratégias que façam com que o cliente se sinta privilegiado em seu consultório é o segredo para mantê-los sempre assíduos. Existem, hoje, diversas possibilidades, diversas ferramentas de marketing que ajudam nesse trabalho. E-mails marketing que fornecem ao paciente informações institucionais, como o horário de funcionamento do consultório, valores promocionais, cartões virtuais de fidelidade ou até mesmo mensagens de feliz aniversário são importantes para que o cliente sinta que há um tratamento personalizado em seu consultório. Além disso, uma nova ferramenta que está sendo bastante utilizada é o aplicativo com a identidade visual do consultório ou do próprio médico. Nesses aplicativos, o paciente pode ter acesso à sua ficha de saúde, podendo sempre acompanhar o tratamento, sua evolução; há também avisos de quando o paciente deve tomar seus remédios e remarcar consultas, por exemplo. Isso faz com que o cliente, mais uma vez, sinta-se mais próximo à clínica e ao seu médico.

Muitas agências de marketing trabalham para captar novos clientes para as clínicas, mas esquecem que precisamos mantê-los depois. Sai muito mais barato manter quem já é cliente, aplicando estratégias para que o retorno aconteça, do que investir somente em clientes novos.

Pensando também em questões fora da rede, é importante que o ambiente da sua clínica seja convidativo para o paciente, Apostar em um local de fácil acesso, em funcionários que tenham empatia pelos clientes e, se possível, reduzir ao máximo o tempo de espera também são algumas maneiras de fidelizar os pacientes ao seu consultório. Lembre-se de que você, médico, também precisa ser empático, pacientes são pessoas que virão com dúvidas, é necessário ouvi-las e respondê-las da melhor maneira que puder.

Um serviço personalizado, com uma boa apresentação do seu trabalho nos principais canais de comunicação é, portanto, a chave para a fidelização dos clientes em sua clínica. Empresas de marketing médico trabalham para fazer com que os pacientes sejam cada vez mais assíduos no consultório dos seus médicos.