Qualquer pessoa que está procurando novas formas de atrair mais vendas para seu negócio, já ouviu falar que o conteúdo não é a solução para o problema. Existe muita gente que prefere apostar todas as suas fichas em anúncios pagos, achando que tem uma chance melhor de conseguir atrair mais pessoas para suas lojas.

Escutamos muito por aí que conteúdo sozinho não resolve o problema, que só anúncio é que atrai vendas. Existem até mesmo aqueles que insistem que o conteúdo não serve de nada.

Isso está até que de certa forma, correto. Sim, você leu certo, porque não é qualquer conteúdo que converte. Não é qualquer conteúdo que vai realmente atrair novas vendas para a sua loja e te ajudar a fidelizar seus clientes.

Apesar das expressões virais que vemos por aí como: “quem vive de orgânico é a Bela Gil”, ou então “conteúdo não paga boletos”, não se engane. O anúncio é bom? Sim, mas ele é só a vitrine, ele até ajuda a expor um pouco mais o seu produto, mas o que vende mesmo é o conteúdo. Ou seja, não queremos desmerecer o anúncio, ele também tem seu momento, a sua utilização e a sua importância, mas o conteúdo é vital.

Porém, como falamos, não é qualquer conteúdo que vai vender. O que acontece é que o conteúdo que vende é o conteúdo certo. Ele precisa ser feito por quem entende do assunto, por quem sabe como apresentar aquele conteúdo de uma forma persuasiva, com encantamento e embasamento. O seu conteúdo precisa estar bem posicionado e ser visto na hora certa. Aí sim você vai conseguir os resultados que deseja. É nessa hora que você vê o quanto um conteúdo bem feito, e bem posicionado, vai performar e te ajudar a conquistar cada vez mais clientes.

Não se trata de produzir qualquer material, achar que qualquer coisa que colocar ali terá o mesmo impacto. Conteúdos que são interessantes a ponto de gerarem fãs e serem vendidos sozinhos são produzidos por quem sabe fazer. Esses tipos de produções se tornam memoráveis e distintos de todos os outros existentes. É neles que um usuário vai pensar quando houver necessidade de adquirir algo que você venda.

É o conteúdo que marca, que gera uma conexão com o seu clientes. Que realmente agrega valor, ao invés de ser apenas algo para ocupar espaço dentro da internet. Pensando nisso, resolvemos te trazer 5 passos que se você seguir, saberá como gerar um conteúdo de valor e que vai realmente ajudar sua empresa e se converter em vendas.

Vamos conhecer então quais são esses 5 passos para um conteúdo que converte em vendas:

1 – A melhor forma de vender é ajudando.

O primeiro de todos não poderia ser outro. Mas, ajudando quem, você quer saber? O seu cliente. Qual é o problema dele que o seu produto resolve? Existe alguma dica que você pode passar, que vai ajudá-lo a entender mais sobre o assunto?

Nesse primeiro momento, na hora de decidir qual vai ser o conteúdo, não pense em vender. Pense em realmente ajudar o seu cliente. O que você pode gerar de conteúdo, que vai fazer a diferença para ele? Esse é o conteúdo que você precisa começar a produzir para ontem.

O seu público está na internet atrás de informações, se a sua marca for a responsável por trazer esse conteúdo para ele, acredite, ele vai se lembrar dela quando precisar do produto. Na verdade, ele não vai nem sequer considerar outras, na mente dele, a sua marca já vai estar automaticamente associada a esse produto e à qualidade. Portanto não perca mais tempo, faça uma lista de tudo que você pode gerar de conteúdo para ajudar o seu cliente e comece a ajudar.

2 – Lembre-se do funil de vendas

Você conhece o funil de vendas? Dentro do funil de vendas, você tem diversas classificações, são etapas que o seu cliente precisa passar até chegar realmente na venda. Apesar de existirem muitas formas de subdividir o funil, as divisões principais são iguais em todos os lugares, elas são: topo, meio e fundo de funil

Agora você vai me perguntar: Ok, mas o que isso tem a ver com o meu conteúdo? E a resposta é: TUDO. Isso mesmo, para que o funil realmente funcione, e você consiga atrair novos clientes, você precisa ter conteúdo específico para cada uma das etapas do funil. O conteúdo precisa ser personalizado para a etapa em que o seu cliente se encontra, só assim você consegue levar ele para mais fundo do funil e, eventualmente, para a compra.

O topo do funil é muito aberto, é qualquer pessoa que possa estar remotamente ligada ao seu ramo de trabalho, portanto não adianta você oferecer o seu produto aqui para todos, que não vai conseguir gerar muitas vendas, por isso ele serve para identificar quem realmente está dentro do seu ramo, quem está ligado ao seu produto.

No meio de funil, você já conseguiu identificar que a pessoa tem interesse na sua área, mas ela ainda não está pronta para realizar uma compra. Talvez ela ainda precise entender mais da área, ou do problema que existe nesse meio e então ser direcionado para a última parte.

Aqui no fundo de funil é onde você realmente vai converter essa pessoa em uma venda. Você despertou o interesse dela para a sua área, trouxe ela para conhecer mais, apresentou o problema, e agora vai oferecer a solução. Apesar de ser um conteúdo mais de venda mesmo, com foco na conversão, nessa etapa também é muito importante que o conteúdo seja relevante. Seu produto como uma solução para ela realmente.

3 – Cole a persona na sua testa

Persona? Que persona? Você sabe para quem você está escrevendo? Sabe sim, para a sua persona. O seu conteúdo tem que ser totalmente feito sob medida para conversar com a sua persona.

Por isso, a nossa terceira dica é essa, cole a sua persona na testa, assim, na hora de escrever, você não se perde. Sabe que tem que escrever para ela, fazer algo que seja atrativo, convidativo e relevante para aquela persona. É assim que você gera identificação dos seus clientes com a sua marca. Escrevendo para a sua persona.

Se você ainda não conhece a sua persona, então você já está muito atrasado e precisa urgentemente correr atrás do prejuízo. A persona é o seu cliente ideal. É aquela pessoa que se encaixa perfeitamente em todos os parâmetros de um cliente do seu negócio. E saber conversar com a persona, é mais do que apenas escolher um estilo de linguagem. É entender o que é relevante para ela, mesmo que às vezes não seja para você, é saber compreender o que afeta essa persona, e assim saber exatamente como conversar com todo o seu público, através de uma persona.

4 – Lembre o problema e ofereça uma solução

Qualquer produto, sim qualquer produto, surge como solução para algum problema. Não importa se a sua empresa ofereça serviços e não um produto físico, ainda assim é um produto. E todo produto é solução de algum problema.

Qual foi o problema que gerou o seu produto? Qual é o problema que o seu cliente em potencial pode estar enfrentando hoje, que seria resolvido utilizando o que você está oferecendo. A partir do momento que você consegue responder essa pergunta, você consegue oferecer o seu produto como a solução que ele é, para o seu público.

Lembre ao mercado que o problema existe, mostre para todos o problema, mas não pare por aí. Aproveite a atenção deles, e ofereça a solução junto. E o que é a solução? O seu produto, o seu serviço, o que quer que seja, que você tem a oferecer e que está em falta para aquele público específico.

Se existe um problema, você tem a solução, e o seu público precisa ser lembrado disso. Que o problema existe, ele é real, mas também o é a solução e ela está pronta e disponível para ele na forma de aquisição do seu produto.

5 – Posicionamento único e de valor

Qual é o seu diferencial? É incrível como existem empresas hoje em dia que funcionam tanto no automático, que muitas pessoas dentro delas não conseguem enxergar o seu diferencial. Em muitos casos, até mesmo os donos, ou administradores do negócio nunca pararam para entender o que os diferencia dos concorrentes.

Vou tentar explicar isso com um exemplo: Uma dona de casa que adora promoções e cupons de desconto precisa comprar um saco de arroz para o almoço da sua família. Porém ela não sabe onde ir. Falar que um supermercado vende alimentos é muito genérico. Ela já sabe que em qualquer supermercado ela vai achar um saco de arroz. Agora se você falar para ela, que existe um mercado bem perto da casa dela, que ela consegue ir e voltar sem atrasar o almoço, que ele tem a marca favorita dela de arroz.

E além disso, essa marca específica está em promoção hoje e que se ela for até lá e comprar com um cupom que você está dando ela ainda vai ter mais vantagens. Você tira qualquer dúvida de onde ela vai buscar o arroz. Você não apenas identificou o problema dela, mas ajudou ela a resolver, de forma personalizada.

Como você pode ser esse mercado para os seus clientes? Qual é o seu diferencial? O que você está oferecendo que vai além de apenas um produto? Qual o motivo, ou o incentivo que a pessoa tem para escolher você e não o seu concorrente?

O generalismo é seu inimigo quando você está criando conteúdo com foco em conversão de vendas. Você precisa ser específico. E aqui vale também uma observação que além de conversar com o seu público você pode mostrar para ele. Utilize imagens boas, de alta qualidade, que realmente passem a sua mensagem. Imagens profissionais, escolhidas com um propósito. A ideia é utilizar a imagem como parte da sua mensagem, e não apenas uma imagem qualquer, só para cumprir tabela.

Ao querer alcançar muita gente de uma única vez, você pode acabar não alcançando ninguém. Apesar de a internet ser um espaço de infinitas possibilidades, você precisa saber como, quando e onde aparecer, para não desperdiçar seus esforços, seu tempo e seu investimento. Por isso, tenha foco, saiba o seu objetivo, e o que você pode fazer para chegar lá.

Existe mais uma consideração dentro desse ponto, que é o que chamamos no marketing de: venda de ticket alto. Aqui é quando você faz a venda de um produto de alto valor. A compra de um produto caro é algo sobre o qual as pessoas pensam antes de continuar. Elas refletem, e acima de tudo, elas avaliam quem está vendendo. Vai ser quase impossível, você encontrar alguém a gastar uma pequena fortuna com você, sem te conhecer. Sem entender o motivo de você, ou do seu produto, realmente valer tudo aquilo.

É o seu diferencial que te permite cobrar mais, e só quando a pessoa entende o que separa todo o resto, de você é que ela pode estar realmente disposta a acreditar e confiar em você o suficiente para fazer essa compra.

Portanto, se você ainda não parou para identificar o seu diferencial, para analisar a sua empresa, o seu produto e ver o que te difere dos demais, você precisa fazer isso agora mesmo. Só quando você souber disso, souber do seu valor e acreditar no seu produto é que você realmente vai começar a fazer vendas de verdade e que façam a diferença no seu negócio,

E aí, o que achou das nossas dicas? É só seguir esses 5 passos na hora de criar conteúdo que você com certeza vai começar a ver cada vez mais conversões para a sua empresa. Portanto, chega de criar conteúdo apenas para cumprir tabela. Seja esperto e estratégico. Comece a criar o seu conteúdo com foco na conversão, e acima de tudo, conteúdo de qualidade, que nós garantimos que você vai começar a ver o resultado no seu negócio.