Lead é um palavra que praticamente você já tenha se deparado, em um momento ou outro, ao acessar algum conteúdo de marketing, vendas ou gestão empresarial. 

Portanto, é quase certo que você saiba a importância de gerar leads, mesmo sem ter muita certeza do que é um lead. 

Porém, para facilitar o seu entendimento, caso o seu negócio ainda não faça parte do mundo digital, neste artigo você entenderá o que exatamente é um lead e porque uma empresa deve focar na geração de leads.

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • O que exatamente é um Lead?
  • Por que se preocupar em gerar Leads 
  • Como funciona a geração de leads

O que exatamente é um Lead?

Um Lead é considerado uma oportunidade de negócio para uma empresa. 

E no marketing digital eles têm muita importância, pois, ao contrário dos visitantes, eles entram no site da empresa não apenas de passagem, mas também com o intuito de realizar ali alguma compra ou de obter dados mais detalhados sobre o que pretendem adquirir na próxima visita, num futuro acesso.

Trata-se de alguém que forneceu suas informações de contato (nome, e-mail, telefone etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço etc.).

Ou seja, um Lead é alguém que já demonstrou interesse no tema do seu negócio e que provavelmente gostaria de ouvir mais da sua empresa, tanto em termos de conhecimento quanto sobre ofertas de produtos/serviços.

Assim, é alguém que pode ser abordado por um membro da equipe comercial, desde que seja o momento certo para tal ação.

Por que se preocupar em gerar Leads 

Muitas empresas infelizmente falham ao se mostrarem mais interessadas em mensurar o número de visitas ou mesmo em realizar a oferta, quando na verdade, deveriam procurar as informações sobre quem, de fato, tem a intenção de realizar compras. 

O recomendado é interagir com essas pessoas para entendê-las melhor, saber mais sobre os seus hábitos de consumo, traçar seus perfis, enfim, manter-se em contato com esses potenciais clientes. 

E isso porque não é nada inteligente saber quantas pessoas visitaram um site se elas não se sentiram motivadas a comprar.

O seu negócio deve ser tão atraente a ponto de fazer de um mero visitante, em alguém realmente interessado em saber mais sobre a sua marca e, consequentemente, disposto a realizar conversões. 

É muito mais importante conquistar o maior número de contatos dispostos a consumir a sua marca do que se orgulhar de um número grande de visitas, mas que não necessariamente fará diferença nos lucros do seu negócio.

Como funciona a geração de leads

No marketing de conteúdo, o consumidor é quem procura as informações que mais tem interesse, e faz isso utilizando os principais mecanismos de pesquisa.

São utilizadas técnicas para captar essas pessoas com base em suas pesquisas e dúvidas, e isso acontece assim que essas pessoas acessam a internet. 

Elas preenchem seus dados em formulários que as ajudarão a realizar uma estratégia de marketing efetiva.

Dessa forma, é possível filtrar os leads, qualificá-los e validá-los, tornando o trabalho de sua equipe mais consciente e direto. 

De modo que o seu negócio saiba quem está mais inclinado a realizar conversões. 

E para isso, a sua empresa deve gerar um conteúdo criativo, que mostre o valor da sua marca e que encante as pessoas.

E aí? O que achou do artigo? Conseguiu entender a importância de gerar leads? Compartilhe a sua opinião conosco!