Já faz um tempinho que as redes sociais correspondem a boa parte da atenção e investimento em marketing digital pelas empresas. Isso provavelmente acontece porque um terço da população global e mais da metade da população brasileira usa rede social. O Brasil está no topo da lista na América Latina. Porém, é preciso saber se adequar. As regras e engrenagens desta poderosa ferramenta mudam o tempo todo, em velocidade cada vez maior.

Há alguns anos atrás bastava fazer um perfil, posteriormente uma página, que quase sozinha ela se popularizava e alcançava milhares de seguidores interagindo, mesmo com poucas pessoas ainda familiarizadas com as interfaces. Hoje quase todo mundo já sabe usar, porém a concorrência é bem maior, então para ser visto nas redes é preciso de um especialista fazendo a gestão de mídias sociais de forma assertiva e, assim, alcançar quem sua empresa quer. A Agência Odara Digital vai te dar algumas dicas, pensadas pelos nossos especialistas, para você testar o poder dessas redes quando bem utilizadas.

1 – Fotos do seu cliente na sua rede
Somos vaidosos, vamos assumir? Quem não gosta de ver a própria selfie viralizada na rede social alheia? Rende aquela marcação em série nos comentários. A amiga que descobriu a imagem marca o dono da foto, que por sua vez, marca o melhor amigo, a mãe, o namorado o cônguge. A mãe marca as tias, o avô e as 55 amigas… todos eles comentam juntos. Enfim, uma movimentação inevitável. Basta criar algum tipo de promoção estimulando que os clientes enviem fotos inbox, falando do seu produto, dando, em contrapartida, alguma vantagem. Sai bem mais barato do que aníncios e várias pessoas vão conhecer sua página e seu produto.

2 – Termine o texto sempre com um questionamento
Foi-se o tempo em que na publicidade as campanhas afirmativas chamavam atenção do público. Na era da web 3.0, caracterizada por interatividade e compartilhamento, a ideia é estimular o papo. Basta terminar um post com uma interrogação que aparecem seguidores respondendo. Um exemplo, uma psicólogoa um dia colocou um post: “Faça suas escolhas com consciência!” e o resultado foi duas curtidas. Já um mês depois ela resolveu escrever: “Você faz as suas escolhas com consciência?”. E o ímpeto de responder e interagir falou mais alto. O resultado já passou para 45 curtidas e 19 comentários, além de marcações, com pessoas descrevendo como fazem suas escolhas na vida.

3 – Responda sempre, e rápido!
Se o que você quer é que as pessoas interajam com sua rede social, não faz o menor sentido deixá-los sem resposta, não é mesmo? Além de ganhar a simpatia do seguidor, que é certamente um cliente em potencial, aumenta o poder de alcance e visibilidade do seu post, quando possui mais respostas e comentários nele.

4 – Use vídeos
Apenas use sempre que puder. Além de estimular mais a curiosidade, o próprio facebook prolonga seu alcance. Mas atenção! Dê preferência para fazer upload dentro do próprio facebook, pois se você compartilhar de outras redes, como por exemplo o youtube, ele vai ler como link e não vídeo. Portanto não terá o mesmo poder de oferta.

5 – Invista no direct! (Essa é para o Instagram)
O direct do instagram é super-poderoso para conquistar fãs e seguidores. Existem ferramentas que podem mandar mensagens automáticas agradecendo por seguir e convidando para conhecer a página. Costuma agradar gregos e troianos, quem não gosta de um “olá” no direct personalizado?

6 – Maque sua amiga (o) que!
Um viral bastante comum é aquele cheio de humor que convida a marcar o amigo ou a amiga que tem comportamento similar ao descrito na brincadeira. Quando a ideia é alfinetar ou tirar sarro do amigo então, nem se fala. É tática quase certa de viralizar quando feita com criatividade.

7 – Conte histórias!
As redes sociais foram feitas para compartilhar histórias, ao menos essa foi a força motriz das principais redes em todas as suas existências. Elas continuarão, por muitos anos movendo esses canais e é para isso que as pessoas mais entram. Sua empresa tem belas histórias provavelmente, todas possuem, não se furte em contá-las.