De um simples aplicativo de compartilhamento de imagens, o Instagram conseguiu ganhar proporções maiores do que muitos imaginavam.
O sucesso desta rede social é um retrato da sociedade moderna, que consegue combinar a vaidade, e uma mudança em direção a meios de comunicação mais visuais. 

E com tantas pessoas interessadas em consumir fotos e conteúdos visuais que consideram relevantes, houve uma aderência de muitas pessoas que também perceberam as possibilidades de negócios que essa plataforma pode trazer. 
Porém, algumas mudanças no algoritmo do Instagram trouxeram muitas dores de cabeça para o usuário, e principalmente para aqueles que trabalham com a plataforma.
E se você está nesta situação, não se preocupe, pois será sobre isso que falaremos neste artigo. 

Para facilitar a leitura deste artigo foi dividido em alguns tópicos!

  • Instagram – Como funciona o seu algoritmo?
  • Lógica temporal 
  • O Engajamento das postagens
  • Relacionamento com seus seguidores 
  • Usabilidade do Aplicativo
  • Número de seguidores
  • Como se beneficiar das mudanças do algoritmo e contornar essa situação
  • Escolha os melhores horários para realizar as postagens 
  • Faça Posts regularmente
  • Conclusão 
  • Instagram – Como funciona o seu algoritmo?
    O Instagram funcionava inicialmente de forma cronológica, em que os posts eram exibidos para os usuários de acordo com a ordem de postagem.
    Porém, ocorreram algumas mudanças desde que o Instagram desenvolveu o seu algoritmo em meados de 2016.

E o seu algoritmo hoje se baseia em 5 características básicas:

  • Lógica temporal

Como podemos observar no início, o Instagram não segue mais uma linha cronológica das postagens, porém isso não quer dizer que a temporalidade não importa mais.

Os usuários querem ver conteúdo novo e recente a cada vez que usam a rede social, por isso o seu algoritmo também leva em consideração este ponto.

E apesar dos posts não seguirem uma ordem cronológica, seguem uma lógica temporal, e esses é um dos critérios importantes do algoritmo.

  • O Engajamento das postagens

Um dos fatores que mais indica se o seu post tem potencial para engajar mais pessoas na rede, é o engajamento da sua postagem.

Ou seja, os posts com mais curtidas e comentários, tem mais chances de serem exibidos para mais usuários, e principalmente os posts que recebem muito engajamento nos primeiros instantes de sua postagem.

  • Relacionamento com seus seguidores

O Instagram analisa os perfis com os quais mais nos relacionamos, para entender a relevância das postagens feitas para nossa experiência.

E podemos perceber isso, quando abrimos as nossas redes sociais, e vemos que os posts de amigos mais próximos ou das marcas preferidas sempre aparecem em primeiro lugar na nossa time-line.

E o Instagram faz essa análise, por meio dos comentários que fazemos, e que buscamos na rede social e até mesmo das postagens e Stories que compartilhamos com os outros usuários.

  • Usabilidade do Aplicativo

Um outro fator que o Instagram leva em consideração é que, ele mostra conteúdos diferentes, dependendo da sua usabilidade, ou seja, por quanto tempo você fica na rede social.

Os usuários que acessam frequentemente a plataforma, irão receber conteúdos mais atualizados, do que os que entra no aplicativo apenas uma vez no dia, por exemplo.

  • Número de seguidores

Se você segue pouquíssimas pessoas, é bem provável que você consiga receber uma boa parte do conteúdo deles, ou seja, o algoritmo leva em consideração a quantidade de perfis que você segue.

Se você segue muitas pessoas, fica muito mais difícil para o Instagram te mostrar o conteúdo de todos os seus seguidores, e isso acontece porque o algoritmo seleciona uma amostra do total desses perfis, e no final muitos posts ficam de fora.

Como se beneficiar das mudanças do algoritmo e contornar essa situação

  • Escolha os melhores horários para realizar as postagens

Saber os horários que o seu público está no Instagram se tornou algo essencial.

É muito importante que você acompanhe o comportamento do seu público, e faça testes de horários para descobrir quais são os melhores horários para se fazer as postagens.

Uma ótima dica é postar em horários variados durante os dias e coletar as informações de alcance e envolvimento de seus posts.

Organize também uma planilha e, depois de alguns dias, você já terá as condições de entender quais são os melhores horários para realizar as suas postagens.

  • Faça Posts regularmente

Com as novas atualizações, o algoritmo passou a dar mais relevância aos posts mais recentes, ou seja, desta forma, é necessário que você faça mais postagens, pois assim terá mais chances de ser beneficiado por esses critérios.

As alterações reduziram o tempo de vida útil dos seus posts, e mesmo que eles tenham ótimas taxas de engajamento e interações, se não forem posts novos, no final acabam sendo prejudicados.

Por isso, é importante que você faça alguns testes para poder descobrir qual é a frequência ideal de posts para seu público.

Analise qual é a frequência ideal, se você posta uma vez ao dia, aumente para duas vezes, e avalie os resultados.

Se a sua taxa de alcance crescer, aumente também a frequência novamente.

Fazendo isso você irá entender qual é o volume de posts que você poderá fazer sem perder a efetividade.

  • Conclusão

Como podemos concluir durante a leitura deste artigo, ocorreram algumas mudanças no algoritmo do Instagram, e agora que você já conhece as mudanças, isso poderá ser o diferencial para se obter sucesso nas suas publicações.

E saiba que não é porque o algoritmo do Instagram mudou e está dando mais peso à ordem cronológica, que os outros fatores não tenham mais importância.

Continue dando atenção à qualidade dos seus posts e tenha certeza que suas taxas de engajamento, tempo médio de visualização e interações não caiam.

E não se esqueça de que os posts que aparecerão no topo serão os mais recentes e os mais interessantes.

Então, se não puder aumentar a frequência e assegurar a qualidade dos seus posts, não pense duas vezes: escolha manter a qualidade.

E aí? Gostou do artigo? Aproveite, curta e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima!