Nada de panfletos, anúncios ou propagandas invasivas com objetivo de vender seu produto, o inbound marketing é uma estratégia que está em ascensão e precisa estar presente no seu planejamento para você aumentar suas vendas com qualidade e eficácia.

O que é Inbound Marketing?

Diferente do marketing tradicional, o Inbound Marketing não utiliza anúncios, panfletos ou propagandas invasivas para atrair o cliente, pelo contrário, o Inbound Marketing é composto de estratégias que fazem o consumidor correr atrás do seu produto. Essa é uma mudança que o mundo digital trouxe, aumentando a exigência do mercado. Afinal, o consumidor tem pesquisado muito mais antes de fazer uma compra, ele tem cada vez mais procurado meios de se informar para garantir sua satisfação na compra. Então, o princípio do Inbound Marketing é atrair o público através de conteúdo relevante e assim, criar uma relação com ele e oferecer valor antes de qualquer produto ou serviço..

Como utilizar o inbound marketing?

Os benefícios do Inbound Marketing são muitos para seu negócio, com o objetivo de atrair a atenção do cliente e fazer com que os consumidores interajam com sua marca, o inbound marketing já é utilizado por muitas empresas e têm resultados melhores do que o marketing convencional. 

Para introduzir o Inbound Marketing as etapas são simples: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Você precisa disponibilizar conteúdos como artigos, ebooks, vídeos e podcast, depois convertê-los em lead através de página de captura e formulários. Continuar alimentando e criando um relacionamento com ele através de ferramentas digitais como email marketing e newsletter, isso é capaz de aumentar o poder de persuasão e diminuir o ciclo de venda, aumentando suas vendas de forma simples, sendo possível aplicar a estratégia de Inbound Marketing na maioria dos negócios. Ferramentas como Marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais são a base do Inbound Marketing, elas se conectam e juntas dão resultados positivos e visíveis logo no início. 

Atrair o público certo também é um dos benefícios do Inbound Marketing, ele não atrai somente pessoas que não tem interesse em comprar seu produto, o conteúdo atrai pessoas realmente interessadas e potenciais clientes para compras futuras. 

Muitas estatísticas e pesquisas comprovam a eficácia do Inbound Marketing para seu negócio mas tome alguns cuidados e siga algumas dicas:

• Evite muitos emails por semana, ideal é somente um.

• Não envie conteúdos que não foram solicitados pelo usuário.

• Utilize página de captura em posts estratégicos.

Lembrando que não basta somente artigos, vídeos, e-books para ser efetivo, o ponto importante é oferecer valor para que os clientes venham até você. Depois de implementar todas as estratégias do Inbound Marketing não esqueça de utilizar uma ferramenta para fazer análise das ações realizadas, como Google Analytics. Não ter uma boa estratégia de marketing pode te deixar atrás dos seus concorrentes. Agora que você já sabe que o Inbound Marketing torna o processo de atração dos clientes mais natural do que os métodos tradicionais e que o custo é menor, renove suas estratégias e aumente suas vendas.