Sabe aquele assunto que você não dá tanta importância, mas faz toda a diferença? Assim é a psicologia das cores. E ela é capaz de fazer a sua empresa vender mais. Basta parar para pensar: desde a nossa infância temos uma relação muito forte com as cores. Veja só! Respeitando excessões, sabemos que quase toda menina escolhe brinquedos cor-de-rosa, por isso, a chance de um produto nessa cor ser vendida é 80% maior, se ele for destinado às pequenas.

A verdade é que as cores nos influenciam muito e o tempo todo –a diferença é que, quando nos tornamos adultos, o sentimento é mais sutil. Mas ele existe e deve ser muito bem avaliado na hora de criar as peças promocionais da sua empresa. É importante que os especialistas em marketing que cuidam dela saibam lidar com isso muito bem.

Podemos não reagir todos da mesma maneira às cores, pois cada um tem suas próprias experiências anteriores com cores, de eventos significativos, culturas, pessoas e memórias. No entanto, há algumas generalidades sobre como as pessoas respondem à cor, e é isso que vamos olhar:

Como ela funciona

Resumo rápido das sensações que cada uma causa

Azul: conhecimento, profissionalismo, qualidade, calma e confiança.

Verde: saúde, natureza, crescimento e fartura e aventura.
Amarelo: energia, riqueza, jovialidade, calor e atenção.
Vermelho: urgência, paixão, determinação, empolgação e perigo.
Laranja: entusiasmo, inovação, movimento, ação, diversão.
Preto: elegância, neutralidade, exclusividade e luto.
Branco: pureza, limpeza e paz.
Roxo: sabedoria, criatividade, mistério e imaginação.
Rosa: pureza, romance, carinho, feminilidade, limpeza

É claro que há variações, por exemplo: o rosa claro remete a romance, pureza etc. Já o rosachoque à modernidade, juventude e inovação ou até transgressão. Mas vamos explicar melhor as principais:

A Psicologia das Cores no Marketing

VERMELHO
O vermelho é uma cor muito poderosa e dinâmica que reflete nossas necessidades físicas, 1
seja para demonstrar carinho e amor, ou para retratar terror, medo e sobrevivência. O vermelho também é uma cor muito energizante que pode remeter a simpatia e força, mas também pode e mostrar agressão, dependendo do seu contexto.
Vermelho também é a cor que inspira senso de urgência. No geral, se você estiver procurando por ter uma presença realmente poderosa ou chamar a atenção de alguém rapidamente, o vermelho é a melhor escolha. Lembre-se de usá-lo com moderação, é uma cor tão forte que pode repelir, mas em geral atrai para ações rápidas, pois ela diminui a capacidade analítica.

O vermelho é comum: para fast foods, dia dos namorados e chamadas para ação (call-to-action).

LARANJA
A laranja tem um significado psicológico muito interessante, pois combina o poder e a energia do vermelho com a simpatia e diversão do amarelo. A mistura faz da laranja uma boa representação de calor humano, ação e energia. A laranja também é conhecida por ser uma cor de motivação, dá uma atitude positiva e entusiasmo geral pela vida. No geral, a laranja é excelente para oferecer conforto em tempos difíceis e criar uma sensação de diversão ou liberdade em suas peças.

A laranja é geralmente encontrada em: refrescos, eventos esportivos e entretenimento ou divesão.

AMARELO
O amarelo é o epítome da alegria, da felicidade, do otimismo. Qualquer coisa feliz é quase sempre amarela. O comprimento de onda do amarelo é particularmente longo, tornando-se um dos significados psicológicos mais poderosos, enquanto também é a cor mais fácil de se ver no meio de várias outras. Não a toa, o amarelo é a primeira cor que os bebês respondem. Sempre que precisar levantar o ânimo de alguém, aumentar sua confiança ou fornecer inspiração, vale recorrer ao amarelo. No entanto, evite usá-lo demais, porque também é conhecido por nos tornar mais críticos, causando problemas de autoestima, medo ou ansiedade. Encontre o equilíbrio certo de amarelo para motivar.

O amarelo é visto em: cruzamentos de trânsito e sinais, diversão infantil e chamadas para ação.

VERDE

O verde é uma cor de equilíbrio e harmonia. Isso nos proporciona uma sensação mais clara do certo do errado, uma vez que o verde incorpora um equilíbrio de lógica e emocional. O verde é uma das cores mais vistas na natureza, refletindo a vida, o repouso e a paz. É também um sinal de crescimento, seja em um objeto físico, como plantas, ou em nossos rendimentos.
Em geral, se você precisa retratar saúde, descanso e alívio de estresse, o verde é sua cor. Embora o verde tenha aspectos negativos menores, como excesso de posse e materialismo, ele tem um efeito mais positivo do que a maioria das outras cores.

Onde costuma ser visto: natureza, intercâmbio econômico, empresas de saúde e alimentação natural.

AZUL

O azul é conhecido por sua confiabilidade. Soa a responsável e mentalmente reconfortante. Por essa razão, é uma das cores mais apreciadas em todo o mundo. Ao contrário do vermelho, o azul proporciona uma reação mais mental ao invés de física, que nos permite analisar com calma e pensar na situação ideal. Mesmo assim, não foge de ter que ser usada com cautela, em excesso pode ser percebido como distante, frio ou sem movimento. Em geral, o azul é uma cor bem aceita e utilizada pela maioria das grandes marcas, por passar uma sensação de confiança ao construir relacionamentos, especialmente no marketing. Não a toa, o azul é a cor base da AGÊNCIA ODARA.

O azul é comum em: habitação e produtos para a casa, instituições públicas, hospitais e spas.

ROXO
O roxo é mais conhecido por simbolizar imaginação e espiritualidade, mas também é a cor da criatividade. Possui a energia e o poder do vermelho, com a estabilidade e a confiabilidade do azul, tornando-o um equilíbrio perfeito entre o físico e o espiritual. O roxo é freqüentemente usado para mostrar luxo, lealdade, coragem, mistério e magia. É uma cor muito intrigante, pois acalma, mas também apresenta espaço para mistério e novas idéias. É por isso que a criatividade é mais frequentemente associada à cor roxa. Apenas evite usá-la com muita frequência, pois também pode causar introspecção ou distração, já que os pensamentos começam a fluir. Por isso escolhemos o roxo para compor a identidade visual da Odara como uma segunda cor, pois aqui dentro você vai encontrar a criatividade como um diferencial garantido.

O roxo é visto: terapias holísticas, estúdios de criação e produtos de luxo.

ROSA

O rosa é uma versão mais suave e menos intensa do vermelho, que cria uma sensação de compaixão e amor incondicional. Embora seja uma cor muito forte, acalma em vez de estimular, tornando-a uma cor perfeita para cuidar, compreender e nutrir os necessitados. O rosa é um sinal de esperança e de cuidados. É a cor maternal. Também é conhecido por ser muito romântico, pois mostra empatia e sensibilidade. Se é usado muito rosa, pode ser muito drenante e mostrar falta de energia e até mesmo imaturidade. No geral, o rosa pode ser uma excelente alternativa para a cor vermelha, quando usada adequadamente.

O rosa é comumente visto: perfumes, objetos infantis ou femininos e produtos de banheiro.

PRETO

O preto é uma cor de sofisticação, seriedade, controle e independência. Embora, também possa ser usado para mostrar o mal, o mistério, a depressão e até a morte. O preto é uma cor muito reservada, onde falta completamente qualquer luz, pois é uma ausência de todas as cores. Por esta razão, o preto é uma ótima cor para alto contraste e fácil legibilidade. Uma vez que é uma cor poderosa, muito preto pode causar tristeza e negatividade em geral, então use-o com moderação. E aproveite-o quando quiser mostrar elegância e sutileza.

O preto é comum: roupas profissionais, produtos de luxo, tecnologia e moda.

BRANCO

O branco tem um equilíbrio igual de todas as cores, pode exemplificar vários significados, sendo a cor mais genérica. O branco é uma ótima cor para simplicidade, limpeza e criação de ideias. No entanto, evite usar muito branco, para não causar isolamento, solidão e vazio.O branco é visto: casamentos, background em geral e salas de espera.

O branco é uma cor complementar e pura, tornando-o um exemplo perfeito de pureza, inocência, limpeza e paz. O branco também pode representar novos começos, causando no fundo das imagens refrescos para novas idéias. Uma vez que o br

 

Pesquisas e estudos

De acordo com o pesquisador norteamericano Faber Birren (autor de Color Psychology and Color Therapy), as associações com cores são definidas, em parte, pelos nossos sentidos, linguagem, objetos (ou formas) e características de personalidade. A cor transmite modos que se ligam aos sentimentos humanos e à nossa maquiagem psíquica de forma quase automática. O autor do livro publicou uma pesquisa realizada com grupos distintos de pessoas, onde apresenta os resultados das associações de cores e como elas se comparam a outros estudos publicados.

  • Confiança: a maioria escolheu a cor azul (34%), seguida de branco (21%) e verde (11%)
  • Segurança: Azul como sempre saiu no topo (28%), seguido de preto (16%) e verde (12%)
  • Velocidade: o vermelho foi esmagadoramente o favorito (76%)
  • Barulho: a laranja chegou primeiro (26%), seguida de amarelo (22%) e marrom (13%)
  • Alta qualidade: o preto foi o vencedor (43%), depois o azul (20%)
  • High Tech: foi quase unanimidade o preto, a escolha superior (26%) e azul e cinza segundo (ambos 23%)
  • Confiabilidade: o azul foi a melhor escolha (43%), seguido do preto (24%)
  • Coragem: a maioria escolheu roxo (29%), depois vermelho (28%) e, finalmente, azul (22%)
  • Medo / Terror: Vermelho entrou primeiro (41%) seguido por preto (38%)
  • Diversão: a laranja foi a escolha superior (28%), seguido de perto por amarelo (26%) e depois por roxo (17%)

Ok. Mas como usar todas elas?

A melhor forma equilibrar o uso das cores é com o uso da Roda de Cores (Color Wheel), uma ferramenta utilizada para descobrir e coordenar a harmonia de cores. Esta ferramenta de design consiste em um círculo onde você pode visualizar as cores complementares, as cores análogas e as cores triádicas, entre outras combinações harmônicas possíveis.
Entenda um pouco melhor:

 

Complementares: Cores diretamente opostas no círculo e, por isso mesmo, se complementam muito bem. Bom para usar em sites mais dinâmicos e criativos.

Análogas: Cores que são quase que variações de tom entre si. São parecidas, transmitindo mais suavidade e estabilidade, indicadas para lojas virtuais mais acadêmicas ou técnicas.

Triádicas: São usadas 3 cores distantes proporcionalmente entre si, criando um contraste não muito forte e, ao mesmo tempo, uma combinação menos “rígida” das cores, o que pode atrair uma variedade maior de públicos.

 

 

Cores em Chamadas para Ação (CTAs)

Chamadas para ação (botões de Call-to-Action/CTA) são botões utilizados na web com o objetivo de levar os seus seguidores para algum lugar que deseja, geralmente para compra, conversão ou visita ao seu site. Aqui na Agência Odara utilizamos sempre nas peças de nossos clientes para trazer resultados em vendas, além de peças bonitas. Por isso é importante que estejam em cores e formatos que chamem atenção. É usual empregar CTAs em cores chamativas, mas esta não é uma regra infalível. Dependendo do contexto e da identidade de sua marca, outras cores podem ser usadas, assim como outros fatores que interferem nisso tudo. Porém, amarelo e vermelho costumam ser a cor ideal para a maioria das CTAs.