Marketing médico – conheça a legislação
Quanto mais o tempo passa, mais o mercado se torna concorrido e, com isso, fica bastante difícil se destacar dentre trantos profissionais. É aí que entra o marketing, ferramenta que serve para divulgar algo ou, neste caso, o trabalho de alguém. Na área médica não acontece de forma diferente, existem muitos para cada especialidade, mas, como você escolhe quem irá te tratar? Através da publicidade. Esse meio de divulgação ajuda os médicos e clínicas a se destacarem, ganherem autoridade e a conquistarem novos pacientes, além de fidelizá-los – e sabemos que quanto mais, melhor! No entanto, existem algumas restrições importantes, que devem ser seguidas à risca. Você sabe quais são elas?
Restrições do marketing médico
Com o crescimento da publicidade para os profissionais da saúde, o CFM (Conselho Federal de Medicina) elaborou um documento com o objetivo de orientar o trabalho de marketing na área médica, estabelecendo limites éticos que devem ser respeitados por todos os profissionais. Vejamos quais são as principais recomendações que o CFM adota em sua cartilha!
- Você precisa mostrar quem é – O profissional que deseja aderir ao marketing para promover o seu trabalho precisa sempre deixar bem claro quem você é. Os anúncios médicos devem conter, obrigatoriamente, o nome do profissionail, sua especialidade e seu CRM;
- Nada de propaganda enganosa! – O médico deve ser anunciado somente na sua especialidade. Além disso, seu nome não poderá circular em qualquer mídia, em matérias desprovidas de aplicação científica.
- Garantir resultados, não, mas sim comprometimento – Está proibido garantir resultados, já que cada pessoa é uma, os organismos são diferentes e a medicina não é uma ciência exata, então não podemos prometer que os objetivos serão alcançados, mas podemos assegurar comprometimento. Além disso, apesar de ser permitido divulgar os equipamentos utilizados nos tratamentos, é proibido afirmar que esses trarão o efeito desejado pelo paciente.
- Usar a imagem do paciente está proibido – No marketing médico, é considerado comportamento desrespeitoso utilizar a imagem do paciente para apresentar técnicas e resultados de tratamentos, ainda que ele tenha autorizado.
- Autopromoção é antiético! – Utilização de entrevistas e artigos publicados, por exemplo, são formas de autopromoção mal vistas pelo CFM, portanto, o marketing médico não poderá usá-los para promover o profissional da saúde. Além disso, o médico nunca poderá ser intitulado como “o melhor” ou “o único qualificado”.
- Sem sensacionalismo! – É expressamente proibido o sensacionalismo no marketing médico, seja de qualquer informação. Por exemplo, é permitido que, nas peças publicitárias, sejam mencionadas as suas especialidades, porém o número se restringe a somente duas.
- Participação em anúncios de produtos e marcas comerciais – O CFM proibe a participação dos médicos em anúncios publicitários de produtos ou métodos não aceitos pela comunidade médica. É preciso ficar atento quanto a isso!
- Ganhar os pacientes por descontos não é legal! – Muitas pessoas buscam, geralmente, pelo serviço que tiver o menor preço, sem levar em consideração outros fatores importantes. Por esse motivo, não é permitido divulgar, nas peças publicitárias, os preços de consultas, procedimentos, opções de pagamento e parcelamento e descontos.
- Celebridades não podem ser usadas como propaganda – Não é permitido que o médico utilize, como meio de marketing, a imagem de figuras públicas, afirmando ou sugerindo que essas sejam suas pacientes.
- Prêmios ou homenagens só poderão ser prestados por instituições acadêmicas, sociedades médicas ou órgãos públicos – Nenhum médico poderá participar de concursos cujo prêmio seja, por exemplo, a intitulação de “melhor médico” ou “médico do ano”, isso é considerado pelo CFM publicidade irregular.
É essencial que os médicos e as agências de publicidade tenham o conhecimento da cartilha elaborada pelo Conselho Federal de Medicina, pois, caso as regras não sejam cumpridas, os profissionais poderão receber multas e até mesmo correr o risco de perder seu CRM. Fique ligado!
Comments are closed.