Experimente colocar seu alerta de notícias ou sua revista digital na categoria “tech” para ver quantos novos produtos revolucionários aparecerão todos os dias. Vai parecer programa de ficção científica, mas não é não. É a revolução 4.0 batendo à sua porta. Daqui para frente uma avalanche de novas tecnologias vão tomar, mesmo, o lugar de inúmeros produtos que passarão a não fazer mais sentido, dia após dia.

Existem algumas empresas que estão nos atraindo para uma nova era tecnológica. Elas mostram que estamos à beira de algo extraordinário, o qual chamamos de Quarta Revolução Industrial, que é um tema tão vasto que vale outro post. Vamos, aqui, dar uma palhinha do que está por vir e mostrar algumas empresas notáveis, as quais você deve estar por dentro.

1. Viv


Mais do que qualquer outra tecnologia, a inteligência artificial ficou aquém das expectativas que a HAL 9000 criou para nós em “2001: uma Odisséia espacial de volta em 1968”. Embora tenhamos assistentes pessoais como Siri, Cortana e Google Now, nenhum desses se comporta e age de forma natural, como esperamos que os assistentes de AI de filmes famosos, como o J.A.R.V.I.S, do Homem de Ferro. Com a promessa de algo melhor, os criadores de Siri estão de volta com uma AI nova e melhorada, onde eles afirmam que irá limpar o chão com assistentes existentes. É chamado de Viv e foi comprada pela Samsung.

A principal vantagem sobre outros assistentes de AI é a sua capacidade de se integrar perfeitamente com serviços de terceiros, como Uber, e entender o idioma que aparecer na sua frente. Mas ela se propõe a mais do que uma intérprete de bolso, que chama o uber quando você diz: “quero ir ao shopping”, seja lá onde estiver. Apesar das propostas inovadoras, é importante destacar que a Viv está em fase inicial de desenvolvimento. Por ora, a maior parte dos seus recursos não passa de promessa. De todo modo, a Samsung não teria apostado na ideia se não enxergasse potencial ali.

2. IBM Quantum Cloud


A computação quântica é um tema complexo que está pronto para ser o próximo grande obstáculo tecnológico que vamos cruzar. Enquanto os computadores padrão codificam informações como 0 ou 1 bits, os bits quânticos (ou qubits) podem ser considerados como 0 e 1 ao mesmo tempo. Encurtando esse papo tão difícil, a computação quântica será uma grande descoberta que aumenta o poder de processamento disponível para nós.

Parece confusa, e a mecânica pode ser, mas a IBM conseguiu vencer seu próximo concorrente, o Google, ao mercado com o primeiro computador quântico simplificado de cinco quilos. Você pode acessar este computador através de uma interface de nuvem, mas você precisa entender a computação quântica para usá-la. Vai ser como ter um computador da NASA em casa.

3. SolarCity

SolarCity, o maior fabricante de painéis solares dos EUA, iniciou a construção de uma nova fábrica de painéis chamada SolarCity Gigafactory. A empresa comprou recentemente um fabricante de painéis solares menor chamado Silveo e seu processo de fabricação avançado para painéis solares.

A SolarCity acredita que esta inovação na fabricação pode reduzir o custo da energia solar para aproximadamente US$ 2,50 por watt, que é quase metade da taxa dos últimos 5 anos. Isso não só tornará mais atrativo o investimento em painéis para habitações comuns de famílias, mas também pode tornar a energia solar limpa mais importante.

4. Aldebaran

A empresa de robótica Aldebaran lançou ano passado um robô emblemático, Pepper, ele é capaz de entender as emoções humanas. Aldebaran-Pepper é projetada para interagir com humanos e compreender sentimentos e pistas emocionais. A Aldebaran planeja expandir Pepper para os EUA ao longo de 2016, primeiro às empresas e depois aos consumidores.

Com 10.000 Peppers já vendidos, principalmente no Japão, eles costumavam cumprimentar os clientes nas lojas, dirigir os passageiros para a plataforma correta nas estações de trem e como assistentes domésticos. À medida que sua implantação na Europa e nos EUA prosseguir, você pode ser surpreendido pela Pepper em seu algum supermercado local, quando aparecer por lá.

5. Dyson

A faxina nunca mais será um drama! Ela agora pode ser feita por um robô controlado pelo seu celular. Não é imaginação, é inovação. O que começou como o sonho de um homem para construir um aspirador melhor está se desenvolvendo rapidamente em uma empresa de tecnologia inovadora. Nos EUA, a maioria das pessoas conhece a marca Dyson, para aspiradores que funcionam muito bem, mas não o lado excitante da sua alta tecnologia. Dyson já tinha alguns truques na manga. Primeiro se ramificou em secadores de mão, depois ventiladores e aquecedores. Tudo ao mesmo tempo, respeitando o mesmo princípio por trás de seus aspiradores sem sacos: uso eficiente do ar. Agora, há pouco mais de um ano, a o Dyson 360 Eye: o primeiro limpador robotizador da empresa e um concorrente direto para o Roomba, da iRobot.