Você investe mais na conquista ou fidelização dos seus clientes? Embora conquistar novos clientes seja o principal objetivo de qualquer negócio, fidelizar os antigos é a alternativa mais barata e eficaz para ganhar destaque no mercado. Continue lendo e descubra a melhor maneira de fazer isso.

 

Como é o pós-venda da sua empresa? Se você investe pesado em marketing, promoções e ofertas para atrair novos clientes, mas deixa de lado qualquer estratégia para fidelizar os atuais, cuidado!

Esse é o maior erro que um empresário pode cometer na gestão de qualquer negócio. O motivo é simples, investir na fidelização de clientes é uma maneira mais simples e barata para fazer com que a sua empresa cresça e tenha lucro.

Por meio das campanhas de fidelização, pode-se criar ou fortalecer o vínculo entre a marca e o cliente. É exatamente esse elo que fará com que o consumidor seja fiel a empresa e não se limite apenas a uma compra.

Isso não pode ser garantido apenas com estratégias de captação de clientes, que além de onerosas, não asseguram a fidelidade do público-alvo.

Percebeu a importância da fidelização? Então continue lendo para descobrir mais sobre as estratégias de conquistar os clientes e os benefícios que elas podem trazer para a sua empresa. Confira:

1 – O que é o pós-venda?

Entender o pós-venda é o primeiro passo para o desenvolvimento de poderosas estratégias para conquistar os seus clientes.

Ele consiste em um conjunto de técnicas, que têm como objetivo fidelizar o cliente e fortalecer o seu relacionamento com a marca.

Isso pode ser realizado por meio de estratégias e ações simples, porém altamente eficazes. Um bom exemplo disso são as pesquisas de satisfação aplicadas no cliente depois da sua primeira compra.

Com base nos dados coletados, a empresa pode definir o seu seguinte passo para a criação de um vínculo com o cliente. Isso pode ser feito através de uma oferta exclusiva ou descontos nas próximas compras, por exemplo.

 

2 – Por que investir na fidelização dos clientes?

Agora que você sabe o que é uma estratégia de fidelização, chegou o momento de descobrir os reais motivos para investir nesse tipo de prática.

Veja bem, ao criar um programa de fidelização de clientes, a sua empresa poderá aproveitar uma série de vantagens. Dentre as quais, destacam-se:

 

  • Fortalecimento do vínculo entre marca e cliente
  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Melhora da imagem da marca
  • Aumento da chance de nova compra
  • Crescimento das vendas
  • Aumento do ticket médio de vendas
  • Auxilia no processo de captação de novos clientes

 

É inegável, apesar do baixo investimento realizado na aplicação de estratégias de fidelização se compararmos com as ações de captação de clientes, os resultados que podem ser alcançados são impressionantes.

 

3 – Principais ações de pós-venda

Para aproveitar todas as vantagens que um pós-venda pode oferecer, é preciso que a sua empresa utilize os métodos corretos para conquistar os clientes. Caso contrário, só terá desperdício de tempo e dinheiro.

Por isso, selecionamos algumas das principais ações desenvolvidas em programas de fidelidade para clientes de lojas físicas e virtuais. Veja abaixo quais são elas:

 

  • Criação de um atendimento especializado em pós-venda
  • Oferta de descontos exclusivos para compras futuras
  • Oferta de produtos ou serviços complementares
  • Oferta de serviços de manutenção ou suporte exclusivo
  • Disponibilização de conteúdos
  • Utilização de Customer Relationship Manager – CRM

 

O ideal é que essas ações sejam bem planejadas e totalmente integradas à estratégia de marketing da empresa. Isso garante que elas sejam aplicadas continuamente e não de maneira pontual, que é algo essencial para assegurar a sua eficácia.

 

Ao longo do post, você pode descobrir o que é o pós-venda e como essa poderosa estratégia de fidelização ajuda no crescimento do seu negócio. Quando realizada da maneira correta, ela pode promover resultados realmente surpreendentes.

Por isso, caso tenha dúvida sobre a aplicabilidade desse tipo de recurso, não deixe de buscar a ajuda de profissionais capacitados nessa área. Eles podem ajudar na identificação das necessidades dos clientes e indicar as melhores técnicas para conquistá-los.