Você investe mais na conquista ou fidelização dos seus clientes? Embora conquistar novos clientes seja o principal objetivo de qualquer negócio, fidelizar os antigos é a alternativa mais barata e eficaz para ganhar destaque no mercado. Continue lendo e descubra a melhor maneira de fazer isso.
Como é o pós-venda da sua empresa? Se você investe pesado em marketing, promoções e ofertas para atrair novos clientes, mas deixa de lado qualquer estratégia para fidelizar os atuais, cuidado!
Esse é o maior erro que um empresário pode cometer na gestão de qualquer negócio. O motivo é simples, investir na fidelização de clientes é uma maneira mais simples e barata para fazer com que a sua empresa cresça e tenha lucro.
Por meio das campanhas de fidelização, pode-se criar ou fortalecer o vínculo entre a marca e o cliente. É exatamente esse elo que fará com que o consumidor seja fiel a empresa e não se limite apenas a uma compra.
Isso não pode ser garantido apenas com estratégias de captação de clientes, que além de onerosas, não asseguram a fidelidade do público-alvo.
Percebeu a importância da fidelização? Então continue lendo para descobrir mais sobre as estratégias de conquistar os clientes e os benefícios que elas podem trazer para a sua empresa. Confira:
1 – O que é o pós-venda?
Entender o pós-venda é o primeiro passo para o desenvolvimento de poderosas estratégias para conquistar os seus clientes.
Ele consiste em um conjunto de técnicas, que têm como objetivo fidelizar o cliente e fortalecer o seu relacionamento com a marca.
Isso pode ser realizado por meio de estratégias e ações simples, porém altamente eficazes. Um bom exemplo disso são as pesquisas de satisfação aplicadas no cliente depois da sua primeira compra.
Com base nos dados coletados, a empresa pode definir o seu seguinte passo para a criação de um vínculo com o cliente. Isso pode ser feito através de uma oferta exclusiva ou descontos nas próximas compras, por exemplo.
2 – Por que investir na fidelização dos clientes?
Agora que você sabe o que é uma estratégia de fidelização, chegou o momento de descobrir os reais motivos para investir nesse tipo de prática.
Veja bem, ao criar um programa de fidelização de clientes, a sua empresa poderá aproveitar uma série de vantagens. Dentre as quais, destacam-se:
- Fortalecimento do vínculo entre marca e cliente
- Aumento da satisfação dos clientes
- Melhora da imagem da marca
- Aumento da chance de nova compra
- Crescimento das vendas
- Aumento do ticket médio de vendas
- Auxilia no processo de captação de novos clientes
É inegável, apesar do baixo investimento realizado na aplicação de estratégias de fidelização se compararmos com as ações de captação de clientes, os resultados que podem ser alcançados são impressionantes.
3 – Principais ações de pós-venda
Para aproveitar todas as vantagens que um pós-venda pode oferecer, é preciso que a sua empresa utilize os métodos corretos para conquistar os clientes. Caso contrário, só terá desperdício de tempo e dinheiro.
Por isso, selecionamos algumas das principais ações desenvolvidas em programas de fidelidade para clientes de lojas físicas e virtuais. Veja abaixo quais são elas:
- Criação de um atendimento especializado em pós-venda
- Oferta de descontos exclusivos para compras futuras
- Oferta de produtos ou serviços complementares
- Oferta de serviços de manutenção ou suporte exclusivo
- Disponibilização de conteúdos
- Utilização de Customer Relationship Manager – CRM
O ideal é que essas ações sejam bem planejadas e totalmente integradas à estratégia de marketing da empresa. Isso garante que elas sejam aplicadas continuamente e não de maneira pontual, que é algo essencial para assegurar a sua eficácia.
Ao longo do post, você pode descobrir o que é o pós-venda e como essa poderosa estratégia de fidelização ajuda no crescimento do seu negócio. Quando realizada da maneira correta, ela pode promover resultados realmente surpreendentes.
Por isso, caso tenha dúvida sobre a aplicabilidade desse tipo de recurso, não deixe de buscar a ajuda de profissionais capacitados nessa área. Eles podem ajudar na identificação das necessidades dos clientes e indicar as melhores técnicas para conquistá-los.