A página de captura pode ser muito eficaz para o aumento da lista de contatos. Já pensou perder seu blog ou seu canal do youtube e não ter o e-mail de nenhum dos seus seguidores? Para este e outros casos, a página de captura é uma estratégia de Marketing Digital muito efetiva. Veja neste artigo! Mas quando devemos usá-la?

O que é uma página de captura?

É uma página como outra qualquer, mas ela tem, além de todos os elementos de atração, um campo onde você captura o nome e o e-mail dos seus seguidores ou clientes, dependendo do seu negócio. Após colocar o e-mail e nome a pessoa pode receber uma recompensa digital, seja ela desconto, ebook ou qualquer outra recompensa que você esteja disposto a dar em troca desse contato.

Dessa forma você cria listas de emails organicamente, ou seja, sem pagar nada por isso e sem que seja necessário pagar anúncios. E o melhor, listas segmentadas de acordo com os interesses da pessoa.

Afinal, quando usar a página de captura?

A página de captura permite que você tenha contato direto com seus clientes ou seguidores, você deve principalmente armazenar esses contatos caso aconteça algo com seu blog, site, loja virtual etc. Tendo todos os contatos armazenados, você pode utilizar para divulgar seus novos produtos, lançamentos de eventos e cursos, posts, vídeos, parcerias, sorteios e promoções direto para quem está interessado no seu produto ou serviço. Com isso você constrói um relacionamento de confiança com seus contatos. Até porque, a relação de confiança com seu público é fundamental para impulsionar outras ações de Marketing Digital.

O que é necessário ter em uma página de captura?

É necessário definir alguns elementos que são indispensáveis na criação da sua página de captura, como:

  • Textos
  • Imagens
  • Formulários
  • Plano de fundo

Importante ressaltar que os textos tenham uma chamada forte para atrair o público e não deixe de colocar o logo do seu negócio. Com o tempo você vai testando o que melhor funciona para seu negócio e adaptando sua página de captura para atrair mais clientes e ter mais sucesso.

Como fazer uma página de captura?

Existem diversas formas de criar uma página de captura, as mais comuns são através de plugins ou plataformas de marketing digital. É preciso fazer uma boa pesquisa para isso. São conhecidas também como Landing Pages. Após criada sua página de captura você pode fazer o monitoramento dela através de ferramentas que são de fácil acesso, como o Google Analytics ou a própria plataforma se for completa. Dessa forma você poupa tempo.

Mas é importante deixar claro que as páginas de captura são apenas uma estratégia de Marketing Digital que você deve adotar, mas são necessárias muitas outras para que seu negócio online tenha sucesso. A implementação de uma página de captura sem outras ferramentas e ações do Marketing Digital acaba sendo pouco eficaz. E você precisa fazer uma boa estratégia para convencer aquele contato a adquirir seu produto ou serviço, para isso outras ações são essenciais.

Agora que você já sabe o que é uma página de captura e quando ela deve ser utilizada, inclua ela no seu planejamento para atingir de forma eficiente seu público, sem esquecer das outras ações e estratégias do Marketing Digital.