Quem procura marketing quer vender, sabemos. Mas o processo de jornada de compra – que vai da descoberta até a compra – dentro do mercado de bem-estar tem peculiaridades como nenhum outro: sua empresa se torna parte da vida das pessoas que o seguem quando se comunica bem com elas. Veja como isso é lindo de se ver!

Desde que foi lançado o livro: “The Wellness Revolution – How to Make a Fortune in the Next Trillion Dollar Industry” (A revolução do bem-estar – como fazer fortuna na próxima industria de 1 trilhão de dólares), pelo economista americano Paul Zane Pilzer, em 2002, esse segmento ficou conhecido como o mercado bilionário do milênio. Na publicação, o autor estimava que, em 2010, nos Estados Unidos, chegaria a US$ 1 trilhão os gastos com produtos e serviços que ajudassem a manter as pessoas saudáveis e as façam se sentir melhores, diminuam a velocidade dos efeitos da idade e previnam doenças. O fato é que há quem diga que essa estimativa foi ultrapassada com um número ainda três vezes maior.

O fato é que, vale a pena investir neste mercado. Pensando nisso, os empresários deste setor criaram uma “corrida armamentista” na comunicação de seus produtos, usando o marketing como propulsor do sucesso da sua empresa. Ou seja, a disputa por um lugar ao sol está acirrada e quem não impulsiona seu negócio fica de fora do terreno produtivo. Por isso, para se destacar é preciso ter qualidade na informação passada, não apenas no produto.

O estresse da sociedade é o aliado do seu sucesso

A boa notícia é que a demanda por estes serviços ainda é muito grande, devido a um mundo cada vez mais exigente e, ao mesmo tempo, atraente em distrações, fazendo com que as pessoas inevitavelmente atinjam um nível de estresse altíssimo. O Dr. Álvaro Afonso, endocrinologista do Rio de Janeiro, fez um levantamento deste nível comparando 400 exames de cortisol de seus pacientes, segundo ele, apenas dois estavam normais. O médico creditou o fato ao nível de estresse crônico dos brasileiros. “Estamos chegando a um nível de estresse que mais da metade da população se encontra com fadiga adrenal, doenças degenerativas ou doenças crônicas. A constatação é que: quem não faz nada para reverter um quadro de bem-estar vai parar nessa estatística de enfermidade.”, destaca o endocrinologista.

Por causa desse quadro, as pessoas passaram a procurar informação na internet como nunca antes. E a segunda boa notícia é que, hoje em dia, elas não precisam recorrer aos veículos de comunicação para isso. Elas até preferem seguir a página de um médico, um nutricionista, de uma clínica de terapias holísticas ou de uma academia para receber informação sobre qualidade de vida. Na verdade, elas sabem que, assim, estão indo direto na fonte. Com isso, aconteceu um fenômeno na web que é a criação de autoridade. As pessoas elegem alguém como uma espécie de mentor daquele assunto e passam a acolher tudo o que ele fala para sua vida. Antes disso, elas escolheram esse, entre vários outros, por uma questão de afinidade. E é aí que entra as chaves do marketing digital neste setor:

  • Fazer um conteúdo que mostre o perfil dessa empresa/profissional claramente, além de suas qualidades;
  • Esse conteúdo é tão verossímil (e deve ser, caso contrário, com uma projeção falsa do que se é, não manteria o seguidor por muito tempo, ou nem atrairia, e na melhor das hipóteses, não traz recompra) que vai atrair aquele seguidor que o manterá como mentor;
  • Oferece ajuda gratuita em várias necessidades detectadas como deste seguidor;
  • Lembra ele de forma intuitiva e assertiva de que ele está precisando de você/sua empresa neste momento, ou que já está na hora de recontratar ou recomprar;
  • Em um tempo médio, o seguidor já percebeu os benefícios que obteve desde que começou a ver suas dicas, quanta coisa já melhorou em sua vida e trouxe resultados;
  • Esse seguidor já começa a agradecer por você/sua empresa existir e deseja que você/sua empresa estejam sempre por perto. Já chega ao ponto de comprar seu produto/serviço pela necessidade que ele passou a compreender e também por gratidão.

Entendeu como funciona a criação de autoridade? Sua empresa passa a fazer parte da vida dessas pessoas e elas só querem agradecer por tantos benefícios. Há quem diga, por total desconhecimento, que marketing “faz maquiagem” nas empresas e nos profissionais. Esta pessoa provavelmente teve experiências ruins com marketing mal feito que criou uma projeção equivocada do profissional ou empresa e, assim, a autoridade não é criada, não perdura. Na Odara sempre dizemos: “é melhor gastar todo tempo acertando a direção, para depois velocidade”.

A famigerada promessa: “coloco sua empresa no topo” tem um preço muito alto: a da subida para um declínio mais amplo. O primeiro esforço – e a médio prazo – deve ser acertar a direção, para atrair as pessoas certas e se tornar mentor delas, ou seja, uma autoridade no seu mercado. A velocidade acaba sendo atingida nesse processo como uma alquimia, ela começa a “brotar” a medida em que se acerta a direção. Esse é um caminho genuíno de faturar milhões! É o que vem acontecendo na indústria de bem-estar.

Mercado de bem-estar surpreende, fatura alto e ignora crise com marketing digital

A sociedade enfim entendeu que bem-estar é o investimento mais valioso que se deve fazer na vida, por isso, é a indústria que mais cresce no mundo. Mas quem “vende” de alguma forma bem-estar já entendeu como deve se relacionar com essa sociedade? Já entendeu que para ter um marco de sucesso é preciso investir um uma boa imagem? A escolha da Odara em se especializar neste mercado foi ocorrendo de forma gradativa, à medida em que foi atendendo predominantemente empresas deste setor e percebendo que existe essa peculiaridade, que descrevemos acima, neste segmento. E ela está, principalmente, na comunicação e no relacionamento com o cliente. Que leva não só à fidelização do cliente, como a um crescimento exorbitante do profissional/empresa de bem-estar.

Nem mesmo a crise afetou ou deixou de aquecer o setor. Mesmo em um cenário econômico adverso, de acordo com o SEBRAE salões de beleza e clínicas de estética no Brasil saltou 567% de 2010 a 2015, totalizando 482.455 empreendimentos. Por isto, em 2016 o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis atingiu R$ 93,6 bilhões em faturamento. Em todas as categorias o segmento de orgânicos teve um avanço de 18,5% nos últimos cinco anos. A previsão é que o mercado brasileiro de produtos saudáveis cresça anualmente 4,4% até 2021, conforme dados do Euromonitor Internacional.

A Revista Exame fez um levantamento mostrando o quanto as empresas estão faturando já que a preocupação do brasileiro com o corpo e a beleza também acaba impulsionando este mercado. Para ter uma ideia como mercado fitness está em alta, o PIB brasileiro atingiu a marca de R$ 67 bilhões (1,6%) em 2011. Segundo o relatório da Pluri Consultoria, em 2016 o crescimento foi de 22%, equivalente a 1,9% do PIB. Chegou a ponto do país ser um dos maiores mercados de beleza do mundo, sendo primeiro em cirurgias plásticas e perfumaria, o segundo em cuidados com o cabelo e o terceiro em cosméticos. Também somos o segundo maior mercado de academias em número de estabelecimentos, com quase 32.000 unidades, atrás apenas dos Estados Unidos, sendo o quarto em número de alunos (8 milhões) e o décimo em faturamento (2,4 bilhões de dólares), conforme IHRSA, Associação Internacional do Mundo Fitness.

Para que você atinja essa fatia de faturamento, invista em uma boa comunicação e um marketing de qualidade para sua empresa.

Não há necessidade de atingir o “topo” de forma arbitrária. Todo profissional ou empresa tem seus pontos altos e baixos. O marketing não deve criar pontos altos e esconder fracos. Como falamos acima, esse é o caminho do declínio. A agência de marketing deve detectar os pontos fracos, através das pesquisas de campo, e levar para a empresa acertar. Já os pontos fortes são detectados e usados como foco inicial do primeiro marco de sucesso.