Sabemos que atrair novos clientes é algo muito importante para qualquer negócio e é essencial para o sucesso de uma clínica.

No entanto, é fundamental que possamos encontrar formas de conquistar a satisfação desses clientes, para que possamos torná-los fiéis ao nossos serviços e produtos.

Somente focar no trabalho de atração não gera resultados duradouros a longo prazo, e a clínica também poderá viver em um constante esforço sem que isso leve ao seu crescimento e sucesso.

Porém, hoje existe uma série de formas e métodos que você poderá tomar e que poderão trazer os resultados desejados.

Por este motivo, preparamos este artigo, para que você compreenda a importância de fidelizar os seus clientes, e como você poderá usar as estratégias de marketing mais atuais para obter os resultados necessários.

Para facilitar a leitura deste artigo ele foi dividido em alguns tópicos!

 

– Por que é importante fidelizar os clientes da sua clínica?

 

– O que é a fidelização? E como podemos fazê-la de forma eficiente?

 

– Pontos importantes para conquistar a fidelização dos seus clientes

 

– Procure dar atenção para seu cliente e faça ele se sentir especial

 

– Valorize a relação médico-paciente colocando o paciente em 1º Lugar

 

– As melhores técnicas de marketing para fidelizar os seus clientes

 

– Crie a sua presença online

 

– Tenha um site otimizado, profissional e esteticamente agradável

 

– Tenha um Blog no site e coloque conteúdo relevante na internet

 

– Esteja presente nas redes sociais

 

– Utilize as estratégias de e-mail Marketing

 

– Conclusão

 

Por que é importante fidelizar os clientes da sua clínica?

Você talvez possa até achar estranho usar o termo “clientes” para falar dos pacientes de sua clínica? E muita gente acredita que sim, principalmente porque quem busca um atendimento não gosta da ideia de tratar a própria saúde como parte de um mercado.

Porém é importante saber separar tudo e entender os pacientes como clientes, pois isso é fundamental para ter sucesso no seu negócio, incluindo é claro a fidelização dos clientes atuais.

Fidelizar os clientes é um grande desafio e também financeiramente manter seus clientes é mais barato do que conquistar novos.

No entanto, primeiramente devemos definir o que realmente é fidelização, pois normalmente é confundida com apenas buscar a satisfação do cliente.  

O que exatamente é a fidelização? E como podemos fazê-la de forma eficiente?

A fidelização trata-se de conquistar um relacionamento de longo prazo, e para que isso possa ocorrer, é preciso conhecer bem o seu cliente e as suas características entre as necessidades e desejos.

E conquistando com essas informações um relacionamento de confiança com o seu cliente, tornando eles fiéis ao seu produto, marca ou serviço.

Aquele que sempre frequenta a sua clínica, é um cliente fiel ao seu produto, e que está satisfeito com a qualidade do serviço, porém é importante ficar atento, pois a satisfação pode ser conseguida em um único momento, o que não impede que o cliente procure um concorrente depois.

O fundamental para você que deseja fidelizar os seus clientes é conhecer o perfil deles, desenvolvendo estratégias de fidelização e ferramentas para monitorar a efetividade de suas ações, para encontrar o melhor modo de atendê-los, garantindo um serviço que atenda suas necessidades e expectativas, tornando-os fiéis ao seu serviço.

Pontos importantes para conquistar a fidelização dos seus clientes

Procure dar atenção para seu cliente e faça ele se sentir especial

É um fato que, qualquer pessoa gosta de se sentir especial, por este motivo, os profissionais que dão uma atenção individualizada conseguem fidelizar muito mais os seus clientes.

E isso é importante, pois irá mostrar que você se importa com o seu cliente, e irá fazer uma grande diferença no final.

Comece com gestos simples, como apenas 10 minutos de bate papo após uma consulta ou mesmo uma mensagem de feliz aniversário.

Valorize a relação médico-paciente colocando o paciente em 1º Lugar

Sabemos que a construção de confiança na relação médico-paciente é muito importante e devem ser adotadas estratégias para tornar o atendimento mais humanizado, procurando sempre fazer com o cliente se sinta confortável e seguro.

E muitos profissionais procuram manter uma certa distância para não se envolver demais com os problemas dos pacientes e protegerem desta forma, a sua própria integridade mental.

Porém, é muito importante procurar mostrar sensibilidade e se colocar no lugar do seu cliente.

Procure manter um atendimento que priorize essa relação, buscando os melhores profissionais e capacitando-os de acordo com a filosofia da sua clínica.

As melhores técnicas de marketing para fidelizar os seus clientes

Crie a sua presença online

Atualmente, depois do aparecimento da internet, não criar a sua presença online é como não existir. Porém, é importante sabermos que uma presença online correta e eficiente, exige tempo e o investimento nas técnicas de marketing corretas.

De modo geral, é importante que você produza conteúdos altamente relevantes para o seu público, como uma forma de ajudá-los a esclarecer as suas dúvidas, a atrair clientes em potencial, fidelizando os seus clientes atuais e fazendo de você e da sua clínica uma autoridade no mercado.

E é claro, quanto melhor o conteúdo que você produzir, maior será a percepção do seu público de que você é uma autoridade naquilo que fala.

Seja por meio de um conteúdo escrito, conteúdo de vídeo, ou qualquer outro tipo de conteúdo, foi através de uma estratégia de marketing de conteúdo que a maioria dos empreendedores de sucesso hoje se posicionaram como verdadeiras autoridades.

Tenha um site otimizado, profissional e esteticamente agradável

Sempre que temos alguma dúvida, na maioria das vezes buscamos as informações pela internet, por este motivo é importante que você tenha um site otimizado, ou seja, adaptado a todos os dispositivos (smartphone, computador e tablet) e que é claro, seja de fácil navegação.

Se você ainda não tem um site ou uma página, nos aqui da Odara digital podemos te ajudar com o desenvolvimento do seu site, criando um site otimizado e que seja de fácil navegação.

Tenha um Blog no site e coloque conteúdo relevante na internet

O blog será uma ótima maneira para você se conectar com o seu público alvo e ter um relacionamento com os seus clientes.

Você poderá falar sobre as novidades na sua clínica e nas suas especialidades, ajudar com dicas e sobre cuidados, colocar conteúdos com as principais dúvidas que os pacientes levam a sua clínica.

Caso você não tenha tempo para manter um blog, você pode contratar uma agência especialista em técnicas de marketing para cuidar da produção do conteúdo e desenvolvimento.

Esteja presente nas redes sociais

Como já mencionamos, para escolher em que redes estar presente, você deve pensar nos hábitos de seus clientes.

As redes sociais mais utilizadas hoje são: Facebook e o Instagram, mas você não precisa se cadastrar em todas as redes, se cadastre nas redes sociais onde imagina que poderá encontrar os seus clientes ideais, você terá um leque de opções como o Twitter, Pinterest, Snapchat e muitas outras redes.

O recomendado é que você escolha no mínimo três delas para estar presente, e saiba que cada rede social tem o seu perfil. E é importante que você analise para saber se o seu cliente está por lá antes de investir o seu tempo na gestão.

Utilize as estratégias de e-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma forma de Marketing de Relacionamento com os Clientes, e devido à sua grande abrangência e custo extremamente baixo, você deve considerá-lo nas ações de divulgação dos seus serviços e da sua Clínica e também para trabalhar a fidelização dos clientes atuais.

E na melhor lista para o E-mail Marketing da sua clínica devem estar presentes os e-mails dos clientes atuais, dos potenciais clientes, que são aqueles que fizeram orçamento no passado e não retornaram, dos prospects, que são as pessoas que ligaram para a Clínica em busca de informação.

Hoje uma forma eficaz de se obter e-mails para uma Lista de E-mail Marketing e entregando algo de graça para os visitantes do seu website e solicitando que os usuários cadastrem o e-mail para receber gratuitamente.

Algo importante que devemos considerar é que a comunicação por meio do e-mail marketing não termina no momento que o usuário abre e lê o e-mail.

E para que possa existir uma continuidade na comunicação, é essencial que o e-mail enviado tenha um link para o website da clínica, em que deve existir uma “Landing Page” para receber o tráfego gerado pela campanha de e-mail marketing.

Conclusão

Como podemos observar durante a leitura deste artigo, hoje devido à alta concorrência do mercado e também a mudança no perfil dos nossos clientes, é muito importante que as clínicas e os profissionais invistam em tecnologias e nas técnicas corretas de marketing para conseguir a fidelização dos seus clientes.

Porém, fazendo investimento correto e sempre procurando atender melhor os seus clientes, não tenha dúvida de que a sua clínica irá conseguir a fidelização e também o reconhecimento merecido dentro do mercado.

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