SEO ou Adwords? Não é segredo para ninguém que uma poderosa estratégia de
marketing é fundamental para ter sucesso na internet. A questão é: qual delas é
mais eficaz? Se você sente essa dúvida, fique tranquilo. Nós podemos ajudar você
com isso. Continue lendo e tome a melhor decisão para a sua marca.

 

Afinal, SEO ou Adwords? Qualquer pessoa que deseja ter sucesso no mundo digital
já teve dúvidas sobre qual dessas estratégias de marketing é a mais eficaz para
atingir o seu público-alvo.
Ambas estratégias são fundamentais para qualquer campanha de Marketing Digital,
sobretudo devido aos resultados que elas podem proporcionar para a sua marca.
No entanto, para conseguir descobrir qual a ideal para você é necessário conhecê-
las a fundo.
Apenas assim, você poderá tomar a melhor decisão para a sua marca e ganhar
destaque em mecanismos de busca como o Google. Elas possuem algumas
semelhanças e diferenças que influem diretamente na estratégia de marketing e
podem ser usadas de maneira conjunta ou separada.
Diante disso, para que você possa tomar a melhor decisão, ao longo deste post
iremos apresentar cada uma delas e indicar qual é a melhor para você. Confira:

O que é o Google Adwords?
O Google Adwords é a estratégia de marketing digital mais indicada para quem
deseja promover sua marca na internet.
Através dele, o anunciante poderá criar anúncios dos seus produtos e divulgá-los na
página de mecanismo de pesquisa do Google e nas suas redes de display,
composta por sites como o Gmail e Youtube.
Normalmente, esses anúncios são personalizados com palavras-chaves específicas
e são exibidos para aqueles usuários que buscam por esse termo no Google. Mas
para usar essa estratégia, é preciso que o anunciante pague um valor quando
alguém clicar na propaganda ou visualizá-la.

O que é SEO?
O Search Engine Optimization (SEO) consiste em um trabalho minucioso de
otimização de sites e conteúdos. Por meio da aplicação das suas técnicas, é
possível obter um melhor ranqueamento nos sites de busca como o Google.
O principal motivo disso é que através do SEO, o site fica amigável para os
algoritmos dos mecanismos de busca e podem ser facilmente lidos por eles. Mas
apesar da alta qualidade dos resultados, ele surgem de maneira mais lenta se
comparados com o Google AdWords.
Desde o escaneamento do site pelos robôs até o posicionamento nos sites de
busca, esse processo pode chegar a demorar meses. Assim como os resultados
obtidos por meio dele.

SEO e Adwords: Principais diferenças e semelhanças
Como você pode ter percebido, ambas estratégias têm como base o uso adequado
de palavras-chaves.
Por meio disso, o seu site não só pode ficar melhor posicionado no Google, como
também fazer com que os anúncios tenham um alcance maior através do Google
Adwords.
Mas existem outras diferenças que precisam ser levadas em consideração antes de
adotar qualquer uma dessas estratégias de Marketing Digital. Confira abaixo quais
são elas:

Visibilidade
É inegável, o Google Adwords possui uma abrangência de divulgação superior ao
SEO. Isso porque, nele os anúncios são divulgados não apenas nos mecanismos de
busca do Google, como também em outros sites parceiros, aumentando de uma
maneira surpreendente a visibilidade.

Durabilidade
A durabilidade das estratégias é outro ponto que marca diferenças entre elas. Afinal,
enquanto os links patrocinados próprios do Google Adwords têm pouco tempo de
duração, a aplicação das técnicas de SEO pode trazer resultados durante todo
período de existência da sua marca.

Uso de palavras-chaves
O uso de palavras-chaves é outro grande diferencial dessas duas estratégias. Para
ter um bom resultado com SEO é recomendado focar em poucas palavras-chaves,
assim a estratégia é mais eficiente. Por outro lado, no Google Adwords quanto mais
palavras-chaves forem usadas nos anúncios, maior será o alcance dos anúncios.

Afinal, qual é a melhor estratégia?
Agora que você conhece com detalhes o que é o SEO e o Adwords, deve estar se
perguntando qual é o melhor, certo? De maneira geral, essas duas estratégias se
completam e elas podem gerar resultados surpreendentes para a sua marca.
Mas isso não significa que você precisa usar sempre as duas. A dica aqui é que
você invista no Adwords caso o seu objetivo seja aumentar o tráfego no seu site em
um curto período.
Em contrapartida, o SEO pode ser usado sempre que a sua meta seja impulsionar
as suas estratégias de Inbound Marketing e fortalecer a sua marca na internet.