Como seria se os profissionais soubessem exatamente o que leva os seus consumidores a escolherem um determinado produto em detrimento de outros?
Ter este conhecimento, é praticamente ler a mente do consumidor.
E não importa o quão manipulativo pareça, criar estratégias de marketing baseadas no comportamento do consumidor é uma prática muito comum atualmente.
Sabemos que os produtos são comercializados tendo em mente o público-alvo, de acordo o que o cliente está disposto a comprar no mercado.
E tudo isso possível, graças ao estudo do comportamento do consumidor.
Mas o que exatamente é o comportamento do consumidor e como ele funciona? É possível ler à mente dos clientes?
Será sobre isso que falaremos no artigo de hoje, esperamos que tenham uma ótima leitura.
O que exatamente é o estudo de comportamento do consumidor no marketing?
Como você já pode verificar no início do artigo, entender o comportamento do consumidor, tornou-se algo extremamente importante.
E refere-se ao estudo que analisa como os consumidores tomam decisões sobre os seus desejos, necessidades, compra ou ação em relação a um produto ou serviço.
Trata-se de entender o porquê, como e onde as pessoas decidem realmente comprar ou não um produto.
O que é feito combinando os elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social.
E o objetivo de se procurar entender o comportamento do consumidor e tentar compreender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupo.
Estudando as características dos consumidores individuais, por meio de variáveis demográficas e comportamentais, procurando-se entender e compreender os desejos das pessoas.
Procurando-se também avaliar a influência em grupos como a família, amigos, grupos de referência e a sociedade como um todo.
E para facilitar a sua compreensão sobre o assunto, destacamos a definição sobre o tema dada por alguns dos principais teóricos do marketing.
Para Engel, Blackwell e Miniard (2000), o comportamento do consumidor compreende atividades com as quais as pessoas se ocupam quando obtêm e consomem produtos e serviços.
E neste caso, o estudo existe para entender o processo de escolha entre as diversas marcas existentes.
De acordo com Kotler (2000), trata-se de estudar como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos para satisfazer às suas necessidades e aos seus desejos.
Segundo Mowen e Minor (2003), o comportamento do consumidor é o estudo das unidades compradoras e dos processos de trocas envolvidos na aquisição, no consumo e na disposição de mercadorias, serviços, experiências e ideias.
Iá Karsaklian (2004), observa que o consumidor é dotado de personalidade e, por esse motivo, cada pessoa identifica e compreende o mundo de várias formas (percepção), reagindo automaticamente ao contexto através dos sentidos.
Principais fatores que afetam o comportamento do consumidor
Hoje sabemos que o comportamento do consumidor é influenciado especialmente por fatores:
- Pessoais
- Culturais
- Sociais
- Psicológicos
A agora vamos aprender um pouco mais sobre cada um deles.
Fatores pessoais
Os fatores pessoais são regidos pelas escolhas e preferências pessoais de um indivíduo.
Neste caso, os fatores pessoais podem dizer muito sobre como uma pessoa realiza suas compras, como toma suas decisões, hábitos particulares, opiniões e também os seus principais interesses.
Tendo as suas decisões guiadas pela idade, sexo, histórico de vida, cultura e até mesmo problemas pessoais.
Ou seja, o subfator que influencia os fatores pessoais podem ser a idade, gênero e questões pessoais.
Fatores Culturais
Os fatores culturais têm um impacto significativo no comportamento do cliente.
E isso porque a cultura é a causa mais básica dos desejos e do comportamento de uma pessoa.
As crianças, no seu crescimento, aprendem valores considerados básicos, como a percepção e os desejos da família e outros grupos importantes.
E este é o motivo porque os profissionais de marketing estão sempre tentando identificar as “mudanças culturais” que podem apontar para novos produtos que possam ser procurados pelos clientes ou mesmo para aumentar a demanda.
Fatores Sociais
O comportamento de compra de um cliente também é influenciado por fatores sociais, como os grupos aos quais o cliente pertence e o status social.
E isso pois, cada cultura possui “subculturas” – que neste caso, são grupos de pessoas com valores compartilhados.
E nas subculturas podemos incluir características como nacionalidade, religião, grupos raciais ou mesmo grupos de pessoas que compartilham a mesma localização geográfica.
Em alguns casos, uma subcultura irá criar um segmento de mercado substancial e distinto.
Fatores psicológicos
Sabemos que a percepção é única e particular para cada indivíduo, assim como a percepção de diferentes produtos.
E os fatores psicológicos podem ser influenciados pela situação atual, percepção de necessidades, problemas, capacidade de processar as informações e sua atitude individual.
Assim, os profissionais precisam entender qual a imagem do produto que foi passada e também qual é o efeito psicológico que terá sobre o consumidor.
Processo de compra – Entenda a mente do consumidor
O processo considerado tradicional de compra do consumidor estabelece seis etapas pelas quais um consumidor terá que passar psicologicamente, e as etapas são:
- Identificação do Problema
- Pesquisa de Informação
- Avaliação das Alternativas
- Decisão de Compra
- Compra
- Decisões Pós-Compra
Essa jornada de compra é um processo linear e não leva em consideração o que pode interferir ou influenciar nesta jornada.
E em meados de 2005, uma nova estrutura foi desenvolvida para descrever ainda mais o processo de compra do cliente.
E este modelo categoriza um processo em etapas, que neste caso são:
1. Comprar um produto
2. Experimentar um produto
3. Tornar-se fiel à marca
O novo modelo reconhecia que, havia muito mais produtos disponíveis para se escolher, possibilitando que o consumidor pudesse ser mais seletivo em relação à maneira como experimentava um produto.
O que não se tratava mais apenas de encontrar um determinado produto que pudesse atender uma determinada necessidade.
Mas o modo como o produto atende as necessidades também passou a desempenhar uma grande papel.
E não parou por aí, a internet mudou ainda mais o processo.
O que passou a levar em consideração a comunicação entre os consumidores e as empresas, observando a importância das mídias sociais e as comunicações digitais.
E Google em 2011, fixou o processo, pois entenderam que a internet iria moldar a comunicação reduzindo a influência dos anunciantes.
E a partir deste ponto, os consumidores passaram a deter o poder.
E mesmo que ainda o processo tradicional tenha influencia, o que realmente está impactando a direção da marca e a tomada de decisão da empresa é a voz do consumidor, que está sendo canalizada de forma on-line e a abundância de informações disponíveis.
Temos muitas informações sobre centenas de milhares de produtos e serviços que estão acessíveis via smartphones, ou seja, os consumidores ganharam mais poder de decisão.
Temos agora uma experiência mais digitalizada.
Conclusão
Como podemos observar durante a leitura deste artigo, é muito importante entender o comportamento do consumidor.
E devido a todas as mudanças que ocorreram, as marcas agora têm a tarefa de coletar dados sobre o mercado-alvo, entender a concorrência e usar essas informações para descobrir como alcançar melhor a mente do consumidor e fornecer a ele a informação correta.
E hoje sabemos que uma das maneiras de se conquistar a confiança do consumidor é criar e passar informações realmente valiosas.
Em vez de apenas falar sobre os produtos e serviços da empresa, a marca deve realmente fornecer valor adicional criando conteúdos que os clientes estão interessados.
Passando de um modelo linear focado apenas no varejo, para um modelo bidirecional e digital, o que significa que as marcas devem se alinhar à nova jornada de decisão do consumidor.
E por isso, é tão importante entender o comportamento do consumidor.
Dúvidas, críticas ou elogios, deixem nos comentários. Até a próxima!
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