A automação de marketing é o coração de qualquer estratégia de marketing digital. É através dela que é possível obter resultados significativos, tais como o aumento da captação de clientes e de lucros de qualquer negócio. Devido a sua importância, que iremos falar para que ela serve hoje.

Empresas que não investem em automação de marketing perdem grandes oportunidades de alcançar o tão sonhado êxito no mundo digital.

Isso ocorre porque é por meio dela, que as empresas conseguem desenvolver campanhas cada vez mais criativas e intuitivas. Com elas, as chances de aumentar a quantidade de leads e alavancar os lucros são incrementadas.

Mas isso não é tudo. Aproximadamente 80% das empresas que usam esse tipo de recurso conseguem obter retorno do seus investimento em pouco tempo.

Porém, apenas conhecer o potencial da automação não é suficiente para aproveitar as suas vantagens.

Para que isso aconteça, é necessário aprofundar o conhecimento sobre essa técnica. É exatamente isso, que iremos apresentar ao longo deste post, confira:

 

1 – O que é automação de marketing

Antes de descobrir para que serve a automação de marketing, é preciso ter em mente o que ela realmente é. Veja bem, ela consiste em um procedimento prático e eficaz para a criação de campanhas de marketing inteligentes, intuitivas e criativas.

Através dela, o seu público-alvo será atraído e irá conhecer melhor a marca da sua empresa e os produtos ou serviços que ela oferece. O resultado disso é a geração de mais vendas e a melhora no posicionamento no mercado.

Para que ela seja realizada, é preciso que você recorra ao uso de plataformas ou softwares específicos para esse tipo de atividade. Dentre eles, destacam-se:

 

  • RD Station
  • SilverPage
  • Hubspot
  • LeadLovers

 

Através delas, o processo de desenvolver e execução das etapas da estratégia de marketing digital torna-se fácil e prático de ser realizado. Além disso, você ainda poderá contar com uma série de ferramentas que auxiliam no gerenciamento, análise e nutrição das leads.

É justamente pelos resultados que a automação pode oferecer, que ela se tornou indispensável para os empreendedores digitais, que buscam obter resultados rápidos.

 

2 – Benefícios da automação

Além da praticidade na realização e gerenciamento das etapas da estratégia de marketing, a automação ainda oferece uma série de benefícios para o empreendedor digital.

O principal deles é a capacidade de atingir uma grande quantidade de pessoas através do envio automático e personalizado de e-mail marketing. Esse tipo de operação pode ser realizada em questão de minutos.

Ao utilizar esse recurso, é possível obter resultados surpreendentes em um curto espaço de tempo. Eles podem ser facilmente acompanhados através de relatórios precisos sobre a campanha de marketing lançada.

Aliás, tais relatórios contribuem para que você possa analisar o retorno do investimento realizado nas campanhas e ainda mudar a sua estratégia de marketing, caso não obtenha os resultados desejados.

Mas isso não é tudo. Outro grande benefício da automação é que ela proporciona uma grande redução de custos, algo imprescindível quando se procura aumentar as vendas e a lucratividade e um negócio.

 

3 – Para que serve a automação de marketing?

Afinal, para que serve a automação de marketing? Basicamente, ela serve como uma estratégia altamente eficaz para analisar as leads, transformá-las em clientes e alavancar as receitas do negócio online.

Isso porque, essa ferramenta oferece todo o suporte necessário para estabelecer um relacionamento forte entre a marca e o seu público-alvo. Para tanto, ela usa como base outras estratégias de marketing digital, tais como e-mails, redes sociais, blogs, dentre outras.

Por meio da automação das campanhas de marketing, você consegue obter resultados mais rápidos e ainda ter tempo para lidar com outras questões do seu negócio. Ainda mais porque a ferramenta agiliza todas as etapas da estratégia de marketing.

Depois de conhecer o que é, quais os benefícios e para que serve a automação de marketing, o que acha de utilizá-la no seu negócio online? Sem dúvida, através dela você poderá obter um melhor posicionamento no mercado e ainda aumentar as receitas do seu negócio online.

Mas é preciso lembrar que, para aproveitar os benefícios que a automação pode oferecer, é necessário recorrer ao uso de plataformas que realmente ajudem na realização das atividades de marketing. Assim como, busque o apoio de profissionais qualificados para delinear e executar a melhor estratégia de marketing para o seu negócio.